Contribute – ou como adicionar seus próprios itens ao TF2!

Team Fortress 2 por si só já é um jogo fascinante, mas fascinante não é o bastante para a Valve, que continua inovando e trazendo constantes updates ao jogo, alguns deles relevantes e que chegam a alterar completamente o modo como uma classe é jogada e outros nem tão relevantes assim. Mas uma coisa ninguém esperava: A Valve passou, a partir do último update, a permitir que os usuários adicionem conteúdo.

No último update, chamado “Contribute”, a Valve oficializou algo que já tem sido feito a muito tempo pela comunidade do TF2: o conteúdo customizado, feito pelos próprios jogadores. Muito conteúdo que já era parte do jogo antes do update foi feito por jogadores, como diversos mapas e até mesmo algumas armas: A Equalizer, nova arma melee do Soldier, foi fruto da mente de um jogador. Não só isso, mas constantemente a empresa consulta jogadores de nível competitivo para saber quais as coisas podiam ser alteradas. Foi assim que o Sandvich, do Heavy, deixou de curar apenas uma porção do HP do personagem e passou a enchê-lo completamente.

Agora a coisa é um pouco mais ativa. A Valve não corre mais atrás dos jogadores, são os jogadores que levam seu conteúdo à Valve. Isso acontece porque, segundo uma declaração da Valve no blog oficial de Team Fortress 2, “Muitos de vocês têm criado fantásticos trabalhos já faz um tempo, e nós queríamos uma maneira de permitir que vocês exibam seus trabalhos a todos os jogadores de TF2, para que todos vejam o seu trabalho e saibam que foi você quem o construiu”. Exemplo disso é o Guard Dog, criação do jogador brasileiro Diogo Lima, e que teve uma absurda repercusão no mundo todo. A Valve até mandou uma carta de agradecimento ao jogador.

O conteúdo que poderá ser criado é extenso: poderão ser criados novos hats, novos avatares – modelos de personagens – e até mesmo novas armas! Claro, não será possível criar uma Natascha que atira rockets e é equipada no Scout; as armas e os demais conteúdos que poderão ser adicionados não passarão de modelos, de skins. Mesmo assim, uma vez criado e avaliado, seu item será entregue a você e todo mundo terá uma chance de granhar seu item aleatoriamente, como acontece com os demais itens do jogo.

A Valve, sendo a perfeccionista que é, também impôs alguns outros limites: Eles pedem que você mantenha em mente que o jogo se passa nos anos 50, então nada muito futurístico será permitido no jogo. Tampouco serão permitidos itens que não encaixem na personalidade das personagens; então, por exemplo, um hat pro Scout deve ter a ver com a personalidade do Scout, como o capacete de baseball. Outros limites mais técnicos de modelagem e texturas também foram impostos, além dos óbvios limites que impedem os jogadores de enviarem conteúdo ofensivo.

Uma pena que todo esse conteúdo custom não vai melhorar a performance do Pedal em TF2, porque ó, tá precisando. =(

E é isso! Logo veremos mais conteúdo não-oficial no jogo. E você, se tem interesse em mandar seu conteúdo para a Valve, é fácil! É só acessar o host-site oficial do Contribute e enviar seu conteúdo. Aí tu aproveita e faz um pedido pra que a Valve mande de presente pra mim e pro Lipedal um item feito por você! =)

Uma resposta para Contribute – ou como adicionar seus próprios itens ao TF2!

  1. Lipedal disse:

    Eu tava com medo de que fosse virar uma zona, mas se for bem filtrado, os itens novos não forem aparecendo a rodo e tal, pode ser uma boa.

    Jogada esperta da Valve :~

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: