Star Wars é bom, LEGO é melhor, LEGO Star Wars é demais!

Não sei se vocês sabiam, mas com o sucesso da franquia nos videogames, está pra ser lançado LEGO Star Wars: The Complete Saga em novembro desse ano, pra Xbox 360, PS3, Wii e DS. Além do remake com gráficos da nova geração e modo cooperativo online, ainda li que LEGO Batman, LEGO Indiana Jones e LEGO Universe estão planejados para 2008. Isso, LEGO Universe. Alguém ouviu “desbancar World of Warcraft”?

Considerando que o interesse de vocês pelo Star Wars de bloquinhos pode ser renovado com o remake vindouro, e aproveitando que tô viciadão no segundo jogo da série, vou resenhar aqui o primeiro. Mas perdão, LEGO Group, pelo bem da escrita vou escrever Lego mesmo, sem maiúsculas.

LEGO Star Wars: The Video Game
Plataformas: GC, PS2, Xbox, PC, Mac e GBA
Data de lançamento: 05/04/2005
Produtora: Eidos Interactive, LucasArts
Desenvolvedora: Traveller’s Tales

Se tem algum brinquedo “de verdade” que sempre fica bom quando vira jogo, esse brinquedo é Lego. Não que eu lembre de muitos outros brinquedos que viraram jogo, mas pra dar um exemplo, nunca vi uma versão virtual de Banco Imobiliário que prestasse. Lego Racers é bom, Lego Racers 2 é bom, Brickland (multiplayer não-oficial de Lego) é ótimo, e assim deve ser com os outros. Mas porra, Lego Star Wars é demais. Juntando os três episódios mais novos da famosa série com os blocos amados por toda criança de classe média, o primeiro jogo mostrou ao mundo como deveriam ser feitas todas as adaptações de cinema pra videogame.

Esqueça Roque Squadron III e sua movimentação a pé tosca. Esqueça aquele The Phantom Menace feião. Esqueça o jogo oficial do terceiro filme. Descontando aqueles spin-offs legais (como Star Wars Racers e Knights of the Old Republic), jogo bom é Lego Star Wars.

“Mas com esses bonecos amarelos?”, é o que vem à mente do gamer tarado por Star Wars. Sim, com esses bonecos amarelos. Que andam, pulam, lutam e se comunicam mais convincentemente do que suas contrapartes quase-hollywoodianas. E nem são mais amarelos. Os personagens são modelados seguindo o padrão da linha Lego Star Wars “de verdade”, assim como as naves e acessórios. Enquanto o cenário em si é normal, todos ou quase todos os objetos são feitos de blocos Lego, e a maioria é destrutível, desde os arbustos de Naboo até as cadeiras do Senado de Coruscant.

O divertido é que o roteiro dos filmes é seguido à risca, mas sob outra perspectiva. Nada de rever a mesma cena do Anakin perdendo as pernas mas com carinhas em CG. Cada cutscene adiciona um pouco de humor às situações, geralmente pela dificuldade da comunicação (Lego não fala), mas tudo na medida certa. Fora o Jar Jar Binks. Esse continua chato.

O primeiro Lego Star Wars pode ser resumido em três palavras: replay, multiplayer e ahmeudeus. Multiplayer porque toda fase é jogada por dois ou mais personagens, de preferência com mais um amigo no modo cooperativo. Se no filme não era assim, você nem vai perceber. Tudo encaixa direitinho, nenhum personagem parece ser inventado de última hora pra preencher espaço. Os puzzles seguem a mesma linha, com os dois jogadores se ajudando sempre.

O que pode ser uma bosta no single player. Quanto aos puzzles predeterminados tudo legal, mas quando a coisa exige um pouco de cooperação não-artificial fode. Não joguei o suficiente pra poder afirmar isso com convicção, mas quando tive que gastar um bom tempo tentando erguer uma porcaria de pedra com a Força, só porque os inimigos tavam atirando em mim e meu parceiro controlado pelo computador não dava cobertura, desisti. Liguei pro vizinho e pronto, cooperativo legal assim nem em Streets of Rage.

Mas além do jogo a dois, o que faz Lego Star Wars ser tão bom é seu fator replay incrível. Todos os personagens principais, secundários e até uns figurantes estão disponíveis, somando 56 bonecos baseados nos Legos normais. Desde Qui-Gon Jinn e Darth Maul até Yoda, passando pelo pequeno Boba Fett e os Droidekas boladões, há uma porrada de carinhas destraváveis. Destraváveis porque primeiro você precisa passar das fases onde eles aparecem pela primeira vez, e depois, caso não seja um personagem protagonista como Anakin ou Obi-Wan, comprá-los com o dinheiro coletado nas fases.

Coletado quebrando tudo. Vandalizando. Arrisco dizer que o vandalismo é melhor que em Hello Kitty Roller Rescue.

Mas nem só de criaturas de cabeça amarela vive Lego Star Wars. Há também as naves. Em cada fase é possível montar um veículo do universo da franquia, bastando apenas encontrar seus 10 pedaços espalhados pelo cenário, os canisters, cuja tradução eu não encontrei no dicionário. Além disso, atinja um certo número de moedas em um nível para ganhar peças de uma nave maior, provavelmente a última coisa que você vai destravar no jogo. Todas essas belezuras ficam no pátio do Dexter’s Dinner, que é a área onde você fica brincando de testar os bonecos, matando seu parceiro e coletando uma graninha extra, enquanto não entra na porta da próxima fase. Só que não dá pra dirigir. E olha que eu tentei. Bastante.

Mas o maior trunfo do replay é que não é simplesmente sair rushando no modo Story e catar todo o dinheiro possível mais as 10 canisters de primeira. Quando você passa de uma fase abre o modo Free Play dela, onde você pode escolher os personagens que vai controlar e trocar de boneco no meio da fase a seu bel prazer. O que é especialmente útil, já que a maioria dos puzzles-de-peça-de-nave é inacessível aos bonecos que jogam o Story. Dando um exemplo pra não ficar tão vago: você viu um canister num lugar bem alto, mas nem o Obi-Wan nem o Qui-Gon alcançam a plataforma. Jogue mais umas fases até liberar o Jar Jar Binks ou o General Grievous, volte pra essa no modo Free Play e então use o pulo sobre-humano do maluco pra pegar a peça. Cada personagem se adequa a um grupo de habilidades (jedi, sith, pulador, atirador, droid…), simples assim.

Claro que se você for acabar só a história de uma vez, o jogo é bem curto. O forte são os destraváveis: personagens, naves, extras (como o bigodão de Groucho Marx e o detector de canisters). Mesmo assim, o enredo garante ótimos chefões, com batalhas desenvolvidas de modo a fazer adversários detonáveis “a dois” (e aí, já tá imaginando como fica a luta final contra Anakin?) e com fases bem planejadas nos chefes e fora deles. Há também três estágios de controle de veículos, todos bem lineares mas de qualquer forma divertidos, tudo muito bem feito e permeado pela ótima música do universo Star Wars.

A avaliação final é: Must Play, pra aprender como se faz um bom jogo baseado em filme e acabar de vez com algum preconceito subconsciente que você possa ter quanto a bonecos amarelos engraçadinhos. Seja na geração passada ou no remake vindouro, jogue com um amigo. De preferência com controles, porque teclado dividido não presta.

53 respostas para Star Wars é bom, LEGO é melhor, LEGO Star Wars é demais!

  1. Fabio Bracht disse:

    Jogo pra jogar com a namorada DETECTED!

  2. Lipedal disse:

    Exatamente. Eu e Bibi passamos bons momentos de bobeira no pátio do Dexter’s Dinner :~

  3. Argus disse:

    Eu joguei os dois. Sozinho.

    ._.

    O LEGO Star Wars II é melhor, o problema é que na minha versão ‘alternativa’ de computador fica fechando misteriosamente em algumas portas de algumas fases. Aí eu reinstalo e o bug muda pra outras portas de outras fases, alternando entre o Story, o Free Play e o jogo dos mercenários. Bleh.

    Concordo com o “Must play”. Mas moderadamente… cansa os olhos. E muito.

  4. Nightshadew disse:

    Mané preconceito contra bonecos amarelos engraçadinhos. Veja Simpsons.😛

    E o jogo parece ser bem divertido…Mas não vale uma compra. É bem o tipo de jogo que eu zero e deleto por preguiça de pegar extras.

  5. Lipedal disse:

    Pois é, Must Play foi forçar. Ele é um Jogão. Mas aí eu vi que tinha dado Must Play pra Sam & Max Season 1 também, que é outro Jogão. Como o Gui falou, isso aqui não é IGN nem nada então o negócio é ler o texto e fazer sua própria avaliação. De qualquer jeito vou tentar rever meus conceitos de mustplayzice.

    Mas jogue Lego Star Wars se tiverem chance. É bom, e pra quem gosta de extras vale a compra sem dúvida.

  6. Gui Stadler disse:

    Naquelas, eu já joguei esse jogo Coop com um amigo, é BEM divertido, mas eu tenho um problema: não tenho com quem jogar😦
    O único amigo que mora perto fecha tudo quanto é tipo de Coop-game com o irmão dele, e os outros são viadinhos que moram longe.

    Naquelas, jogar game assim sozinho não rola.😦

  7. Rodrigo disse:

    Tô de olho na versão para Wii.
    Se for bacanoso mesmo, ja era ;P
    Mas digo que a sua empolgação no texto me empolgou.
    Lá se vão 150 reais…

  8. Knall Dreheit disse:

    Vixi Felipe, você tá influenciando pessoas a gastar quantias consideráveis de grana. Cuidado…

  9. Lipedal disse:

    Pois é, 150 reais é… bastante😛

    Apesar de que comprar The Complete Saga acaba saindo mais barato do que comprar os dois separados pra algum console da geração passada. Só que não esquece de dar uma boa pesquisada sobre a versão pra Wii quando sair. Sabe como é, deve ser diferente das de 360 e PS3. O que pode ser ruim ou pode resultar numa jogabilidade sofrível.

  10. ow, como eu adoro Lego Star Wars, estou avizando que ja zerei o I e o II, e tenho 8 anos, mas tam bem foi fasil zerar esse jogo mas tam bem so são 6 episodios e mandei isso dia:16,mes:outubro,ano:2007, ja falei de mais tchau

  11. Lipedal disse:

    Com oito anos eu zerei Doom e Doom II. Ou são memórias implantadas. Sei que eu conheci Full Throttle com essa idade, mas dava problema em uma parte e só fui zerar uns 5 anos depois😦

    Obrigado por avisar que já zerou Lego Star Wars I e II, volte sempre!

  12. […] replay, Lego, replay, multiplayer, replay Essa resenha originalmente ia sair logo depois da resenha do primeiro Lego Star Wars, já que quando escrevi a primeira já estava quase terminando o segundo jogo. Ou ao menos era o […]

  13. William disse:

    Nossa realmente esse jogo é muito bom pois é muito divertido, agora melhor da seria star wars eu acho que voçê exaero hehe,

    Jogue Star Wars Battlefront 2 que vc vai ver, jogo maravilhoso e ate o detalhes por exemplo na estrela da morte, aonde tem aquele lugar que condensa lixo, heeh ate isot em no jogo , ate o jaba e aquele monstro q fica embaixo heeh, ate aqueles ursinhos que aparesem no ultimo filme (O retorno de jedi) ), e as querras no espaçoe grafico entaum nossa o jogo pe perfeito e realmente deixa o lego pra traz =)

  14. Eduardo disse:

    Jogo foda esse. Acho ele melhor que o lego indiana jones e olha que eu nem sou muito fã da série. Joguem esse e o battlefront 2 e não irão se arrepender!

  15. guilherme disse:

    muito legal

  16. Roberto Zotz disse:

    Muito legal, muito bom mesmo. Não sou muito coordenado em jogos, mas esse é muito legal. Acho que o problema da perspectiva da câmera atrapalha um pouco, mas não é fatal. Considero que a jogabiliddade dele esta muito boa. É diversão certa, e gostoso de jogar.

  17. nao me identificarei disse:

    eu adoro lego star wars e lego indiana jones

  18. anonimo disse:

    star wars battlefront2 é mo merda é melhor o 1e lego indiana é ridiculo tenta jogar uma vez star wars battlefront1 e vc nao paaaaaaaaaaaaara

  19. torino disse:

    cara alguem nesse site mi responde o q tem na porta q so abre quando pega todos oa extras eu to quase doido afs to perto da inssanidade

  20. fab disse:

    eu to com o mini detequitor, so tem uma fase que a seta aparese ecima de uma pedra e eu nao cosigo pegar o que tala

  21. fab disse:

    com eu abro a fase (?), no jogo

  22. stwr disse:

    eu amo star wars e nota 10 conheço varios personagens e mais

  23. usuario anonimo disse:

    cara como baixa esse jogo só tem asneira falando la, mas como baxa

  24. usuario anonimo disse:

    por favor quero baixar esse jogo aew

  25. victor disse:

    o jogo e da hora de mais

  26. torino disse:

    Na porta secreta tem somente a primeira faze do 4º filme q e Uma nova esperança e a diferença e q nesse jogo vc pode jogar com o dart vadher e um soldado e nessa faze vc libera o soldade a Princesa Leia e o Darthe Veidher.

  27. henrique disse:

    galera no star wars e so vc conpletar as fases 100% de pessas aew vc consegui liberar a ultima fase extra e para consegui sem 100% vc presisa faser 100% em todas as fases!

  28. junho fontnele disse:

    Ei eu ja joguei i ja zerei o lego star wars umas trinta veses quen presisar de ajuda esso ir no meu
    E-mail madeirajuarez_15@hotmil.com

  29. Tiago disse:

    o meu problema e igual o do Argus + quando eu reinstalo o problema fica na mesma porta,não muda de lugar alguem sabe a solução??

  30. 1687 disse:

    Tiago me desculpe mais eu não sei

  31. des dos meus 6 anos gosto muito de star wars

  32. joao pedro disse:

    des dos meus 7 anos gosto muito de star wars lego

  33. joao pedro disse:

    dos meus 7 anos gosto muito de star wars lego

  34. rafael esteves do nascimento disse:

    eu tenho todos os codigos de lego se presisar de AJUDA eu ajudarei

    • débora raquel disse:

      boa noite rafael: gostaria de me informasse o código do dinheiro, do jogo star wors II lego, pois tenho todos os bonecos destravados e não consigo comprar.
      obrigada, aguardo resposta.

      • cabeludinho disse:

        Quero código pois tenho todos os bonecos destravados e não consigo comprar =\
        Alguém me ajude por favor

  35. mfm disse:

    no lego star wars das videospiel como faz pra abrir a umltima porta do dexter’s diner? aquela q invez de ter um numero te o sinal de interroçao=?– me ajudem!

    • Igor disse:

      Eu tenho o mesmo problema.
      Aff Aquilo ta irritando!!
      Você já comprou todos os personagens?
      Pra mim só falta o General robô lá, e mais um.
      Mas se dar certo eu te conto!!!
      😀

      • vitor disse:

        é so encher o true jedi em todas as fases(17 fases)ai vc vai abrir (vc vai jogar com o darth vader)

  36. arthur disse:

    nunca jogei o 1, só o dois, que já terminei os episódios IV e V agora só falta o VI pra zerar!🙂

  37. Igor disse:

    Ou mas eu não consigo abrir aquela porta que esta assim “?”, oque eu devo fazer?

  38. alexandre disse:

    Qundo zera todas as portas como fazer pra abrir a que ta com esse iconi ?

  39. Como faz para liberar a porta secreta que fica sempre com o sinal “?” essa porta não abre por naaada . Eu ja fiz e refiz todas as fazes zilhões de zilhões de vezes!

  40. Lois disse:

    An interesting discussion is worth comment. I think that
    you need to publish more about this topic, it may not be a taboo matter but typically people don’t talk about such topics. To the next! Cheers!!

  41. quero codigos de personagens

  42. Also try painting cookies with food colour making use
    of soft, clean paint brushes. I have by no means in all of your
    years I have been cooking and baking burned up, damaged, broken or
    otherwise rendered useless a Kitchenaid Stand Mixer.

Deixe uma resposta

